Serra do Japi está com trilhas abertas à visitação

Com esse calor nada melhor do que se aventurar na natureza. A Serra do Japi é uma ótima opção para quem busca este contato e está com três trilhas abertas à visitação monitorada, que ocorre preferencialmente durante os finais de semana e feriados prolongados, das 8h às 17h.

As trilhas que podem ser visitadas são: Casa do Conserveiro, de nível fácil; Córrego dos Morcegos, de nível intermediário; e Marco Geodésico, de nível difícil. Cada grupo de visitas podem ter até 15 integrantes, exceto pela trilha do Marco Geodésico, que pode ter até 8 visitantes por vez.

Os monitores recomendam as trilhas para crianças acompanhadas dos pais e/ou responsáveis, adultos e idosos, desde que apresentem boas condições de saúde para caminhada.

Por motivos de segurança dos monitores e visitantes, a Prefeitura de Jundiaí suspendeu temporariamente três trilhas: Paraíso, Mirante e Jabuticabeiras. Segundo a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), existe a possibilidade de mais duas trilhas serem adicionadas no futuro.

O estudo está sendo realizado pela UGPUMA com a Associação dos Monitores Ambientais, e prevê a inclusão de mais duas trilhas especiais que abrem a possibilidade de visitas em período vespertino e noturno, com maior grau de dificuldade e esforço físico.

Agendamentos

Os interessados em conhecer a Reserva Biológica da Serra do Japi devem acessar o site: http://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/, escolher o dia, o monitor e qual trilha deseja conhecer. O agendamento é feito com o monitor.

O valor depende da trilha escolhida. Para escolas e instituições o contato e agendamento devem ser feitos diretamente com a Fundação Serra do Japi.

Além dos finais de semana e feriados prolongados, as visitas também podem ocorrer durante a semana, mas é necessário entrar em contato com o monitor para consultar a disponibilidade da data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *