Prefeito eleito Danilo Joan terá minoria na Câmara

Com 48% da preferência do eleitorado, e mais de 18 mil votos, Danilo Joan (PSD) foi eleito, no último dia 17 de março, prefeito de Cajamar. Apesar da vitória com ampla vantagem sobre o segundo colocado, e mesmo antes de assumir, Joan já pode antecipar um cenário de dificuldades pela frente.

Fora a crise política que o município vêm enfrentando ao longo dos últimos 4 anos, o prefeito eleito pode encontrar também dificuldades na articulação com a Câmara Municipal. Isso porque apenas dois dos 15 vereadores apoiaram Joan, são eles: Marcelo do Gás, Professora Gabriela.

A falta de representatividade do futuro prefeito na Câmara de Vereadores pode, por exemplo, dificultar a aprovação de suas contas na Casa de leis, além de travar projetos importantes para o Executivo.

Uma coisa é você ser eleito, outra é governar, assim como aconteceu com a ex-prefeita interina Dalete Oliveira (PCdoB), que encontrou inúmeras dificuldades em seu mandato com o apoio da minoria na Câmara.

Eleição fora de época

A votação fora de época foi convocada após a cidade ficar sem prefeito e por conta de uma crise política que levou o município a 13 trocas de prefeitos nos últimos seis anos. Danilo será o 14º e terá menos de dois anos de mandato.

A Justiça Eleitoral determinará a data da posse do novo prefeito e do vice para os próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *