CCR AutoBAn e Corpo de Bombeiros resgatam maritaca presa à linha de pipa

O resgate de uma maritaca presa à linha de pipa no alto de uma árvore próxima ao Posto Geral de Fiscalização (PGF) da Via Anhanguera, em Cajamar, mobilizou ontem (1), colaboradores da CCR AutoBAn e do Corpo de Bombeiros.

Para alcançar a ave, um caminhão cesto elevatório – com braço de aproximadamente 20 metros – chegou a ser utilizado.

Segundo Neucelia Cevalhos, supervisora do Centro de Controle Operacional da CCR AutoBAn – empresa que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo – , uma moradora da região avistou a ave presa à linha e acionou a concessionária. “Por se tratar de uma operação em altura, nós solicitamos o apoio do Corpo de Bombeiros, que destacou equipes para a ocorrência”, disse.

“A ave estava um local muito alto, de difícil acesso, o que tornou a operação bastante desafiadora”, disse.

Após o resgate, a ave foi encaminhada pela CCR AutoBAn para a Associação Mata Ciliar.

Projeto Guardiões da Mata

Preocupada com a preservação da biodiversidade da região ao entorno das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, a CCR AutoBAn firmou parceria em 2009 com a Associação Mata Ciliar por meio do Projeto Guardiões da Mata.

Com a parceria, todo animal silvestre resgatado no Sistema Anhanguera-Bandeirantes é encaminhado à ONG, cuja sede fica em Jundiaí, para ser reabilitado e reintegrado à natureza. Com o projeto, a concessionária também aprimora a capacitação de 140 colaboradores que atuam diretamente no resgate dos animais das pistas, além de atuar na educação ambiental das comunidades sob sua influência a fim de contribuir para a preservação da fauna e da flora regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *