Secretaria de Educação e Instituto Natura promovem encontro com gestores

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Instituto Natura e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora – CAEd/UFJF promoveram, na última semana, o encontro de formação do projeto “Devolutiva Pedagógica das Avaliações Diagnósticas”, com técnicos da Secretaria de Educação, gestores escolares e professores de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O encontro permitiu momentos de troca e reflexão entre os profissionais, a partir da análise dos resultados de proficiência e dos itens utilizados nas avaliações de português e matemática, auxiliando os professores e gestores a compreenderem quais conhecimentos e habilidades avançaram (entre 2018/2019). Também mencionou sobre as defasagens de aprendizagem.

Com estes dados em mãos, a rede de educação de Cajamar terá material para planejar suas ações e intervenções pedagógicas de forma customizada por escola, ano, turma e aluno.

“Este é um momento de devolutiva tanto com a equipe técnica da educação municipal quanto com professores e gestores escolares. Ela acontece em uma parceria técnica com o CAED, centro de referencia nacional de avaliações externas, que possibilita esses dados dando uma direção aos gestores educacionais”, afirmou Thaís Milanello, da Frente Gestor Público do Instituto Natura.

“O projeto possibilita através das atuações educativas de êxito trilhar caminhos em uma educação mais solidária, promotora do diálogo e baseada na equidade e coesão social”- destacou o secretário de Educação, Régis Luiz Lima de Souza.