Cajamar começa a semana com frio de 8ºC

A segunda-feira (5) amanheceu gelada em Cajamar. A temperatura mínima, de 8º C, foi registrada entre meia noite e 6 horas desta manhã. E a máxima não passou de 18º C.

Uma forte massa de ar polar derrubou as temperaturas no estado de São Paulo no fim de semana e a capital paulista até bateu recorde de tarde mais fria do ano no domingo, com 12,2° C registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação oficial do Mirante de Santana.

A tendência é que aos poucos o frio diminua em São Paulo, mas ainda assim, a segunda-feira vai continuar gelada no estado. O dia ainda começou com temperaturas baixas no estado, em torno dos 10°C na capital e a máxima ainda não deve passar dos 19°C.

A passagem de uma frente fria por São Paulo espalhou muitas nuvens por todo o estado nesse final de semana. A chuva atingiu poucas áreas, principalmente o leste e nordeste paulistas, e foi fraca. Mas o ar polar que veio acompanhando a frente fria entrou com força pelo estado e derrubou as temperaturas.

A frente fria se afasta de São Paulo, mas os ventos associados à massa de ar polar continuam trazendo ar frio para o estado. Além disso, a circulação de ventos na média atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas pelo interior. Há previsão de chuva no norte e no nordeste do estado, na faixa entre Franca, Ribeirão Preto e Campinas.

Não há risco de temporais, mas a chuva pode vir com moderada intensidade e acompanhada de raios. A partir desta segunda-feira essas instabilidades começam a enfraquecer, a chuva diminui e a temperatura entra em elevação