Prefeitura de Cajamar adotará medidas de precaução contra o coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, está alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória do coronavírus e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

Em Cajamar, não há registro de casos, nem mesmo suspeitos. De acordo com as orientações recebidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, o momento é de serenidade.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que seja mantida a calma, e que caso o indivíduo atenda aos critérios de suspeita, procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do município está em contato direto com o Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE IX da Secretaria Estadual da Saúde, e em constante interação com os órgãos oficiais, para garantir a permanente atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de saúde públicos ou particulares no município.

“Não temos nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, são apenas casos suspeitos na região que estão sendo acompanhados e não apresentam maior gravidade até o momento. O mais importante que precisamos ressaltar são os cuidados que todos devem tomar. São ações simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca com um pano ou o antebraço sempre que tossir ou espirrar e evitar grandes conglomerados. Vale lembrar que essas atitudes não são apenas para o coronavírus, mas para qualquer vírus respiratório”, explicou o gestor de Departamento da Vigilância em Saúde, Francisco Nunes.

CORONAVÍRUS
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos infectados com o novo coronavírus desenvolve sintomas semelhantes aos da gripe e cerca de 20% progride para doenças mais graves, como pneumonia e insuficiência respiratória. As investigações sobre o novo vírus ainda estão em andamento, mas a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato pessoal próximo ou por objetos ou superfícies contaminadas.

QUAIS CUIDADOS
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.