Natura tem 1º caso de coronavírus

Escritório da Natura em Cajamar: reuniões em vídeo estão sendo incentivadas

A empresa de cosméticos Natura anunciou nesta quinta-feira, 11, aos funcionários que registrou o primeiro caso de coronavírus na empresa. Trata-se de uma de suas colaboradoras. O caso foi identificado na sede administrativa da Natura, na cidade de São Paulo.

O comunicado foi feito aos funcionários por volta do meio-dia. Os funcionários da área da paciente ficarão em quarentena de 14 dias, e todas as reuniões com mais de 100 pessoas foram proibidas na Natura, segundo EXAME apurou. A companhia está estimulando reuniões por vídeo, mesmo para os funcionários que estejam trabalhando fisicamente no mesmo prédio.

Procurada, a Natura confirmou o caso por meio de sua assessoria de imprensa.

Casos no Brasil

O Brasil tinha pelo menos 60 casos de coronavírus confirmados até a manhã desta quinta-feira, 12, a maioria em São Paulo. O número, divulgado pelo Ministério da Saúde, não leva em conta 19 casos já reportados por outros órgãos, de modo que o total de casos deve passar de 70.

Dos casos ainda não oficializados pelo governo, 16 foram informados pelo Hospital Albert Einstein, relacionados a pacientes que frequentaram o mesmo evento. O Ministério da Saúde ainda fará nesta tarde nova coletiva para atualizar o número de casos. Pela manhã, o secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, testou positivo para o vírus após uma viagem aos Estados Unidos. O presidente Jair Bolsonaro está sendo monitorado.

No mundo, o número de casos passa de 130.000, mais de 50.000 fora da China, onde a doença começou.  A Organização Mundial da Saúde classificou o coronavírus como pandemia na quarta-feira 11, oficializando que a doença se tornou um problema global.

Na Itália, país com mais casos fora da China, o número de mortos saltou de 196 para mais de 800 em somente 24 horas entre quarta e quinta-feira. A doença causada pelo coronavírus afeta sobretudo idosos e pessoas com problemas respiratórios crônicos.

*Uma versão anterior desta reportagem indicava que o caso de coronavírus na Natura aconteceu em Cajamar. A informação foi corrigida.