Prefeitura de Cajamar anuncia novas medidas para prevenir o coronavírus

Prefeito Danilo Joan, em entrevista coletiva na última segunda-feira (16)

A Prefeitura Cajamar adotou nesta segunda-feira (16/03) uma série de medidas para a prevenção ao coronavírus. Em reunião com todo o secretariado, o prefeito Danilo Joan definiu as ações da administração municipal, como a suspensão gradativa das aulas a partir desta terça-feira (17/03)

Estão suspensas ainda as atividades culturais e esportivas da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer, eventos e encontros no Núcleo do Idoso, assim como a paralisação de todos os eventos públicos, como inaugurações previstas para o mês de março, com o Posto Avançado da Guarda Municipal em Cajamar-Centro.

“Nós temos que entender que este é um momento desafiador e deve prevalecer a responsabilidade do poder público de uma maneira geral. As medidas que estamos tomando são restritivas para diminuir a circulação das pessoas e evitar assim a disseminação do coronavírus”, disse o prefeito Danilo Joan ao Portal de Notícias da Top Tv On

Nos próximos dias, o prefeito Danilo Joan estará se reunindo com os prefeitos e secretários de Saúde e Educação do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju). O encontro terá como objetivo alinhar as ações dos municípios diante da pandemia do coronavírus.

Aulas são suspensas nas escolas municipais

Na rede municipal de ensino de Cajamar, de 17 a 20 de março, as aulas serão suspensas gradativamente e as equipes escolares estarão disponíveis para o esclarecimento às famílias. A partir da próxima segunda-feira (23/03), as aulas serão suspensas por tempo indeterminado. A medida é válida para creches municipais e subvencionadas e escolas municipais.

“É importante dizer que não causará prejuízo aos alunos, na medida em que conteúdos serão repassados para serem realizados em casa e todos os alunos terão o abono das aulas”, disse o secretário de Educação, Régis de Souza. O calendário escolar será revisto de acordo com o período de suspensão.

Feiras não terão atrações, mas produtos serão vendidos normalmente

As feiras livres de Cajamar atenderão normalmente a população com a venda de produtos. A decisão visa manter o abastecimento das famílias e estabelecimentos comerciais da cidade durante este período de crise causada pelo vírus covid-19.

Nas feiras noturnas, as apresentações musicais estão canceladas.

Serviços de limpeza em ônibus e transporte público

A empresa concessionária do transporte coletivo municipal está orientada pela Prefeitura Cajamar a intensificar os trabalhos de limpeza e higienização dos ônibus que atendem os passageiros da cidade. Os trabalhos incluem os locais de circulação dos passageiros e também bancos, vidros, balaústres e espaços dos motoristas.

Além disso, os vidros dos coletivos estão permanecendo abertos para a circulação do ar.

Aulas esportivas são suspensas, ginásios são fechados

As aulas esportivas em espaços públicos municipais estão suspensas em Cajamar a partir desta segunda-feira (16/03). A medida faz parte das ações anunciadas pela Prefeitura para prevenir a casos de covid-19 na cidade.

Equipamentos culturais estão fechados

Os principais equipamentos públicos culturais, como o Centro Cultural do Polvilho e Jordanésia ficarão fechados por tempo indeterminado. Com isso, também está suspensa a agenda cultural inicialmente prevista para as próximas semanas.

Fundo Social suspende eventos e aulas dos cursos profissionalizantes

O Fundo Social de Cajamar suspendeu as próximas agendas do órgão. Também estão suspensas a partir desta terça-feira (17/03) as aulas dos cursos profissionalizantes que estavam em andamento.

Alvarás para eventos com concentração de pessoas estão suspensos

A Prefeitura Cajamar suspendeu a emissão de alvarás para eventos privados, como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os alvarás já emitidos também estão suspensos.

A administração municipal também cancelou os eventos públicos e inaugurações.

Velórios

A orientação para a conduta nos velórios municipais é que o tempo de velório seja minimizado, diminuindo a exposição dos familiares às condições favoráveis à contaminação.

A recomendação aos servidores nos atendimentos realizados nos cemitérios é manter a distância mínima do público.A orientação aos servidores para o atendimento administrativo presencial é manter a distância mínima do contribuinte.