A banana azul que tem textura de sorvete e sabor de baunilha

Uma banana com textura parecida com sorvete, sabor de baunilha e cor azulada? Pode parecer curioso, mas a banana Blue Java existe e causa curiosidade onde aparece.

Completamente diferente de tudo o que vemos aqui no Brasil, a variedade da banana é muito comum no Havaí, na Oceania e até mesmo entre alguns vizinhos nossos das Américas Central e do Sul.

“Essa variedade de banana chama a atenção pela aparência, com a planta em si alcançando até seis metros de altura, os frutos um pouco maiores que o habitual, e a forma de consumo – quanto menos madura, melhor. É ainda nova que ela mantém a cor azul, depois a banana fica com uma tonalidade mais pálida, com a polpa cremosa branca.

Não se sabe exatamente como essa variedade surgiu, mas, segundo a Sociedade Internacional da Banana, a Musa acuminata × balbisiana Blue Java teve seus primeiros registros de cultivo na Índia, e curiosamente foi levada para outros países.

“Achei bem interessante que essa banana só é azul enquanto ainda está nova, depois vai perdendo a coloração. Aí elas me ensinaram uma receita em que a gente cozinha a banana e vai amassando e batendo até virar uma massa. Ao fim, essa pasta fica com uma consistência que parece a massa da coxinha, e recheia com queijo, carne, o que quiser, empana e frita”, explicou a chef de cozinha Taissa Schuartz ao Gazeta do Povo.

Ela diz que experimentou a fruta em uma viagem a Buenos Aires, quando conheceu duas estudantes do Equador que tinham alguns frutos, importados em viagem.

Ficou com vontade de experimentar? Infelizmente aqui no Brasil a variedade é bem difícil de ser encontrada, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O único jeito é visitar os países em que ela é comum. Até lá, fica a curiosidade: como será que é uma banana com textura de sorvete e sabor de baunilha? Estamos curiosos!

Com informações da Gazeta do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *