Sarampo: Cajamar já registra 12 casos suspeitos da doença e Saúde intervém

Secretaria de Saúde informa que vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município - Foto: Reprodução/Top Tv On

Da Redação Top News

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar monitora 12 casos suspeitos de sarampo, sendo quatro possíveis casos importados de outras cidades. Segundo informações apuradas pelo jornalismo da Top Tv On Brasil, foram realizados um bloqueio com vacinação de todos os moradores suspeitos. Nenhum paciente ficou internato e todos passam bem.

Apesar das suspeitas, a prefeitura ainda não divulgou nenhuma nota oficial. Os casos estão sendo investigados e, se confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde poderá tomar medidas mais precisas. Cajamar não registra casos da doença há anos. O sarampo é uma doença infecciosa, altamente transmissível e contagiosa e pode levar ao óbito.

Uma pessoa pode transmitir o vírus para 16 pessoas. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Entre os principais sintomas estão: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Há ainda o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.